VOCÊ COME OU SE ALIMENTA????




Hoje eu estava comendo um pacote de batata(tipo ruffles) com meu filho de 2 anos,quando parei e pensei:Isso não é bom.
Eu quero que meu filho cresça saudável mas como se eu dou a ele produtos industrializados,cheios de corantes,e um monte de porcaria junto.
Ele vai ao mercado comigo e chora se eu não der algo a ele,fui pesquisar e fiquei mais apavorada ainda.
Não dou a ele refrigerante,mas todo o mês saimos para comer batata frita.
Não dou a ele bolacha,mas sempre tem bala em casa.
O que eu tenho que fazer para ele crescer saudável???Mudar primeiro os meus conceitos.
Todo mês compramos salsicha,bife empanado,hamburguer,mas a partir desse mês vai mudar,pois eu quero mudar.

 

Claro que é bem mais prático,e com o tempo corrido de hoje e dia é uma maravilha chegar pegar uma lasanha e tacar no micro,5 minutos depois você já pode comer.
Mas eu me pergunto:Como vai estar nossa saúde daqui uns 10 anos se continuarmos apenas comendo??
Comendo um monte de aditivos presentes nesses alimentos,e aqui vai alguns para você saber identifica-los.

CORANTES

A função dos corantes é "colorir" os alimentos, fazendo com que os produtos industrializados tenham uma aparência mais parecida com os produtos naturais e mais agradável, portanto, aos olhos do consumidor. Eles são extremamente comuns, já que a cor e a aparência tem um papel importantíssimo na aceitação dos produtos pelo consumidor. Uma gelatina de morango, por exemplo, que fosse transparente não faria sucesso. Um refrigerante sabor laranja sem corantes ficaria com a aparência de água pura com gás, o que faria que parecesse mais artificial, dificultando sua aceitação. É inegável que uma bebida com sabor de laranja e com cor de laranjada é muito mais agradável de se beber do que uma bebida incolor com gosto de laranja.
Os corantes são encontrados na grande maioria dos produtos industrializados, como as massas, bolos, margarinas, sorvetes, bebidas, gelatinas, biscoitos, entre outros.

Aromatizantes

Os aromatizantes tem por função dar gosto e cheiro aos alimentos industrializados, realçando o sabor e o aroma. Assim como os corantes, os aromatizantes também fazem com que os alimentos industrializados se pareçam mais com os produtos naturais, pois como já foi dito, isso é essencial na aceitação do produto pelo consumidor.
Informar que um salgadinho artificial de milho tem sabor e cheiro de presunto ou de churrasco faz com que ele seja mais aceitável, já que o consumidor vai reconhecer naquele produto um sabor que ele já conhece, de algum outro produto não industrializado que ele já comeu, causando a falsa impressão de que o produto não é tão artificial assim.
Muitos alimentos não possuem em sua composição as frutas que as embalagens anunciam, mas apenas aromatizantes que lhes imitam o sabor e aroma. São encontrados em sopas, carnes enlatadas, biscoitos, bolos, sorvetes, entre outros.

Conservantes

Ao contrário dos corantes e aromatizantes, os chamados conservantes não possuem função de fazer com que os produtos industrializados pareçam ser o que na realidade não são, ou seja, naturais. Sua meta é evitar a ação dos microorganismos que agem na deterioração dos alimentos, fazendo com que durem mais tempo sem estragar.
É possível reconhecer o uso de conservantes na composição dos produtos a partir da leitura dos rótulos das embalagens. Eles são caracterizados pelos códigos P1 a P10. São encontrados em refrigerantes, concentrados de frutas, chocolates, sucos, queijos fundidos, margarinas, conservas vegetais, carnes, pães, farinhas e em milhares de outros alimentos industrializados.

Antioxidantes

Assim como os conservantes, os antioxidantes procuram manter os alimentos em boas condições de consumo por mais tempo. Eles tem sua principal aplicação em óleos e gorduras, impedindo ou retardando sua deterioração, evitando a formação de "ranço" por algum processo de oxidação.
Podem ser encontrados em sorvetes, leite em pó instantâneo, leite de côco, produtos de cacau, conservas de carne, cerveja, margarina, óleos e gorduras em geral, farinhas, polpa e suco de frutas, refrescos e refrigerantes.

Estabilizantes

São utilizados para manter a aparência dos produtos, tendo como principal função estabilizar as proteínas dos alimentos. É possível identificá-los nos rótulos das embalagens pelos códigos ET1 até ET29.

Acidulantes

São utilizados principalmente nas bebidas com função parecida com a dos aromatizantes.
Os acidulantes podem modificar a doçura do açúcar, além de conseguir imitar o sabor de certas frutas e dar um sabor ácido ou agridoce nas bebidas.
Também aparecem codificados nas embalagens, sendo reconhecidos pela letra H. São encontrados nos sucos de frutas e refrigerantes, entre outros.

Aditivos Alimentares
(Fonte: Cartilha Novas Tecnologias - Procon-PBH)

Os aditivos alimentares são largamente utilizados pela indústria alimentícia. Aqui vale a máxima "é a dose que faz o veneno". Na prática isso significa controlar o consumo de alimentos industrializados, diversificando ao máximo a dieta. Assim, o consumidor elimina o risco de estar acumulando altos níveis de uma determinada substância química no organismo. A dosagem de cada um dos aditivos considerada segura é determinada pela FAC e pela OMS - respectivamente Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura e Organização Mundial de Saúde. Veja o significado e a indicação dos estranhos nomes nos rótulos dos produtos industrializados:
C: São corantes naturais (Cl) ou artificiais (C2).
F: Indica aromatizantes ou flavorizantes, que têm o papel de realçar, respectivamente, o odor e o sabor dos alimentos. Há naturais e artificiais.
EP: Sinónimo de espessante, cuja função é dar consistência ao alimento. Geralmente, é de origem vegetal.
U: É o umectante. que impede o ressecamento do alimento.
AU: São os anti-umectantes, que evitam a absorção de umidade.
ET: Indica a presença de estabilizantes para impedir que os diferentes ingredientes se separem. Os mais comuns são óleos naturais.
H: Sigla dos acidulantes, responsáveis por acentuar o sabor ácido do alimento industrializado. Alguns estão naturalmente presentes nas frutas.
D: Ou edulcorantes. Usados nos produtos dietéticos em substituição ao açúcar
P: Significa a presença de conservantes.
A: São os anti-oxidantes, que evitam a rancificação de produtos gordurosos.

Produto

Aditivos Possíveis

Principal Risco
Dicas
SalsichaAntioxidante e realçador de sabor
Os conservantes mais usados em embutidos são os nitritos e nitratos, reconhecidamente carcinogênicos. Não se iluda achando que salsichas sem corante tomam-se um alimento saudável.
Reduza ao mínimo o consumo de embutidos dando preferência às carnes frescas.
Pudins e IogurtesEspessante, aromatizante, acidulante, conservante e corante.
Nessa classe de produtos, os corantes e conservantes representam o maior risco. Em excesso, podem causar alergias e disfunções digestivas e metabólicas.
Pudins feitos em casa são imbatíveis e uma coalhada enriquecida com frutas frescas é uma opção melhor do que o iogurte industrializado.
HambúrguerAntioxidante, conservante. corante, estabilizante, realçador de sabor.
O glutamato monossódico, um reforçador de sabor já foi alvo de acusações de ser carcinogênico, mas não há comprovação científica a respeito.
Sempre que possível, substitua o hambúrguer industrializado por um caseiro, feito com carne moída fresca.
Gelatinas, Balas e DocesAcidulante, aromatizante e corantes artificiais
Os corantes são os vilões, pelo risco de alergias. A longo prazo, há suspeitas de que possam levar a danos digestivos, metabólicos e até neurológicos.
Uma boa substituição são os doces e caramelos caseiros. além de gelatina de folha, transparente. enriquecida com suco natural de frutas.






























Não podemos identificar quais são os produtos orgânicos ou aqueles que contem agrotóxicos
mas devemos optar pelo mais saudável,se quisermos viver até os 60 no mínimo,ainda mais se 
tivermos crianças em casa.
Vamos comprar a fruta,fazer o suco,alimentarmos com arroz,feijão,batata cozida,ou você 
mesmo frita,com um bife com gosto de casa e não de embalagem.OK

E que tal umas receitinhas para melhorar a alimentação dos nossos pequenos?
Aqui vai algumas:

Creme de Chocolate (tipo Danete)

  • 4 colheres de sopa de maisena (opa…opa…opa o amido de milho é totalmente
  •  transgênico, vamos mudar para a mesma quantidade de fécula de batata, polvilho ou araruta).
  • 2 colheres de sopa de cacau em pó
  • 1 litro de leite fresco
  • 1 gema capira
  • 1 lata de leite condensado= medida de creme de leite fresco (antes que vc reclame que o leite condensado é cheio de açúcar, veja os ingredientes do Danete industrializado e ainda estamos na vantagem pois não temos os aditivos químicos)
VejaIngredientes:
Leite integral e/ou leite integral reconstituído, açúcar, creme de leite, amido modificado, cacau em pó, soro de leite em pó, leite em pó desnatado, corante natural caramelo, estabilizante pirofosfato tetrassódico , regulador de acidez fosfato dissódico e espessante carragena.
Modo de fazer:
Misture todos os ingredientes, menos o creme de leite, e leve ao fogo até engrossar. Espere a mistura esfriar um pouco e bata na batedeira, juntando o creme de leite aos poucos. Coloque em taças ou copos bem bonitos, enfeite com chocolate granulado ou lascas de chocolate. Os olhos comem mais que a boca!

Queijinho Petit Suisse

  • 500g de morangos Orgânicos limpos cortados ao meio
  • 8 colheres (sopa) de açúcar Orgânico
  • 1 colher (sobremesa) de suco de limão orgânico
  • 1 e meia xícara (chá) de leite fresco bem gelado
  • a medida de 1 lata de creme de leite fresco bem gelado
  • 200g de ricota, de preferência feita em casa. Também é divertido ver o leite virar queijinho. Veja a receita nos outros posts.
Modo de fazer:
Numa panela coloque os morangos, o açúcar, o suco de limão e ferva mexendo sempre por cinco minutos. Retire do fogo e coloque no liquidificador com o leite e o creme de leite, ambos bem gelados. Vá acrescentando a ricota aos poucos, batendo até formar uma pasta lisa um pouco mais mole que o Danoninho original (ao ir para a geladeira, seu Danoninho genérico ficará com a mesma consistência do original). Deixe uns moranguinhos para enfeitar.

Biscoito de polvilho

  • 1quilo de polvilho azedo
  • 250ml de óleo de girassol
  • 30g de sal marinho
  • 250ml de água fria
  • 750ml de água p/ ferver
Modo de fazer:
Colocar água (750ml) e óleo em uma panela e ferva. Colocar em uma batedeira o polvilho e acrescentar água fria (250ml) e misturar por um minuto. Colocar, dentro da batedeira, a água + óleo fervendo e bater na velocidade máxima. Pingar a massa em formato de anéis ou pingos em formas limpas e secas. Colocar no forno bem quente (170ºC) por 15 minutos. Experimente colocar sabores, tipo ervas finas, gergelim, queijo.
Troque a gelatina industrializada pela gelatina em pó ou de folha incolor. Acrescente sucos de frutas, temos várias opções orgânicas se o problema for tempo.E por falar em sucos, muito suco de frutas naturais e Orgânicas de preferência, no lugar do refrigerante. Coloque em Jarras de vidro transparente, gordinhas, simpáticas. Abuse dos copos e dos canudos. Desperte a brincadeira da criança, brinque com a sua essência.
E VAMOS SER FELIZES.NOS ALIMENTANDO BEM


Share this

Related Posts

Previous
Next Post »