Começa com um desejo e atrai pela adrenalina gerada pelo proibido.É uma trilha desconhecida,uma fuga do casamento ou de si mesmo.Independentemente da razão,a traição age como um veneno e os minutos de prazer nessa "viagem"não cobrem os custos da amarga chegada.
Uma pesquisa sobre sexualidade na América Latina,realizada pelo instituto Tendências Digitales,chegou a conclusão de que o Brasil tem os maiores índices de infidelidade.O resultado impressiona:cerca de 60% das mulheres entrevistadas e mais de 70% dos homens ouvidos assumiram que já "pularam a cerca"pelo menos uma vez na vida
QUANTOS PARES SÃO FIÉIS???
Apenas um em cada dez casais afirmou nunca ter traído.
AS RAZÕES DA INFIDELIDADE.
É muito comum apontar o traidor como vilão e a pessoa traída como vitima,mas há algo pouco falado:ambos sofrem e se prejudicam em virtude da deslealdade.
O que leva uma pessoa comprometida a se interessar por outra???
Para vencer esse mal é preciso buscar a raiz do problema.
De acordo com o estudo realizado pela professora de sociologia Pepper Schwartz,as pessoas que traem em sua maioria,fazem isso por duas razões.
A primeira é porque estão sexualmente insatisfeitas no casamento ou acomodadas."Elas já estão em um relacionamento há muito tempo e sentem desejo de viver a emoção de algo novo".
A segunda é por causa da carência e infelicidade na relação."Elas não querem deixar tudo para trás por vários motivos(filhos,dinheiro,entre outros)mas sofrem em busca de apoio emocional.Muitas acreditam que o sexo vai suprir isso e procuram outro relacionamento"concluiu a professora.
Para o médico psiquiatra Walker Cunha essas motivações ocorrem porque a instituição familiar perdeu valor na sociedade."Observamos que muitas pessoas não tem medo de perder seus cônjuges,não se colocam no lugar do outro.O amor está banalizado e o prazer individual colocado em primeiro plano",explica.
QUEM AMA TRAI???
A resposta é sim."Apenas o sentimento não impede a atitude.Então por conta dessa irracionalidade,o casal sofre muito e experimenta sentimentos devastadores,como profunda solidão,levando até mesmo a duvidas sobre à própria sanidade mental",disse a psicóloga Claudia Oliveira.
EVITANDO MARCAS
Viver alem das emoções exige sacrifícios.Por isso a pessoa que trai ou já traiu,deve se manter afastada do que a deixa vulnerável."Compartilhe suas senhas com o seu parceiro.Se o problema é o ambiente de trabalho procure outro emprego.Se o problema esta no consumo de bebida alcoólicas,pare de beber",aconselha Walker Cunha.
Segundo ele,isso é necessário porque a traição gera uma alteração na química cerebral e libera um neurotransmissor chamado dopamina."O cérebro vai sempre buscar essa dopamina que é liberada sob a emoção do ato de trair.Assim como um dependente químico,evitar a exposição ao risco é fundamental ",opina Cunha.
Como a traição é um erro opcional,pode ser difícil para o traidor recuperar o respeito do parceiro.Sendo assim,a pessoa inteligente evita o perigo e sabe se colocar no lugar do cônjuge.
Então,se o excesso de oportunidades,a influência de colegas ou os problemas no relacionamento estão estimulando a ideia de cometer adultério,tome uma posição e diga não.Quando você trai seu parceiro,na verdade,está traindo a si mesmo.
Seja feliz com que você escolheu,e se for para trair pra que estar junto?
fonte:folhauniversal